quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Questões Discursivas: Urbanização

1) O que significa urbanização
2) Defina o termo conurbação
3) Comente sobre a urbanização no Brasil.
4) O mapa abaixo apresenta a cidade de Curitiba e o seu entorno. Como são chamadas essas cidades que se localizam ao redor de uma metrópole? Explique.


Ficheiro:Mapa-regiao-metropolitana2.gif 

5) Quais as consequências da falta de planejamento urbano?
6) Segundo os conceitos geográficos o que são favelas?
7) Quais os critérios para se definir uma área urbana?
8) Comente sobre o sistema público de transporte.
9) Explique o que são megalópoles e cite exemplos?
10) Qual a influência do êxodo rural para o processo de urbanização.

SUGESTÕES DE RESPOSTAS:

1) Em geografia, urbanização é um conceito populacional que indica o crescimento da parcela da população que vive nas cidades, em comparação com a das zonas rurais. Também refere-se aos recursos de que a população precisa e a cidade oferece,
2) Conurbação é quando as aglomerações urbanas de duas cidades se encontram, formando uma única mancha urbana. É o que se observa ao redor do município de São Paulo, em que ficaram fisicamente emendadas a capital e outras cidades que se encontram a sua volta.
3) A partir dos anos de 1950, o crescimento demográfico urbano brasileiro foi alimentado pela industrialização. A mecanização na agricultura e a falta de uma reforma agrária acentuam o êxodo rural e a busca de empregos nas cidades.
4) São chamadas de regiões metropolitanas. Elas são aglomerados urbanos, conjunto formado por cidades muito próximas umas das outras, que compartilham infraestrutura e problemas. Quando reconhecidas são decretadas administrativamente. Em 2012, o IBGE contava com 56 regiões metropolitanas no país.
5) A consequências são o processo de favelização, falta de saneamento básico, sistema de transporte público precário, entre outros.
6) Favelas são aglomerados subnormais, que de acordo com o critério da ONU são consideradas residências muito pobres ou barracos as casas que não possuem os quatro itens tido como essências:  água encanada, boas condições sanitárias (esgoto coletado ou fossa séptica), espaço suficiente (máximo de três pessoas dividindo um mesmo cômodo, estrutura e qualidade da construção.
7) Os países da Europa usam um critério de densidade demográfica e consideram que uma área é urbana quando 85% de sua população vive concentrada em 150 moradores por quilômetro quadrado. Já o Brasil considera toda a sede de município ou distrito como área urbana, mesmo com poucos moradores.
8) O direito de ir e vir é um dos mais prejudicados nas cidades, pela falta de planejamento e priorização do transporte público, pela estagnação do transporte ferroviário e pela construção tardia de linhas de metrôs.
9) O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de uma com as outras. Em outras palavras, as megalópoles são formadas pela conurbação de cidades populosas e com alto nível de urbanização. Tóquio,  Cidade do México e São Paulo são exemplos de megalópoles.
10) Com o êxodo rural as pessoas saíram do campo para as cidades aumentando o contingente populacional, favorecendo o processo de favelização com carência de saneamento.

Mais exercícios: Exercícios Urbanização II

2 comentários: