sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aula: Poluição atmosférica

A emissão de poluentes na atmosfera causa uma série de efeitos nocivos ao homem e à natureza.
 A poluição do ar é provocada principalmente pela queima de combustíveis fósseis nos transportes e na geração de energia elétrica e pela atividade industrial. Dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) são alguns dos poluentes mais emitidos. Praticamente todos eles são bastante nocivos ao homem e o meio ambiente. Veja a seguir alguns dos efeitos mais comuns provocados pela emissão de poluentes no ar.

"Buraco" na camada de ozônio:

O aparecimento de buracos na camada de ozônio é um processo natural, já que as reações químicas na atmosfera abrem buracos na camada, que depois se fecham. A atividade humana, contudo, vem acentuando esse processo. As emissões de substâncias químicas, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), e o aquecimento global intensificam as reações químicas que destroem o ozônio. Sem a camada de ozônio, que absorve parte da radiação emitida pelo Sol, as plantas reduzem a sua capacidade de fazer fotossíntese, e há maior desenvolvimento de de doenças, como o câncer de pele.
A boa notícia é que, nos últimos anos, acordos internacionais permitiram a redução das emissões desses poluentes na atmosfera, e estudos indicam que o buraco na camada de ozônio vem reduzindo de tamanho desde 2006. Porém, como essas substâncias levam décadas para sumir, a solução definitiva do problema está longe de ser efetivada.

   

Chuva ácida:

A queima de combustíveis fósseis, feita principalmente pelas atividades industriais e pelos automóveis, libera óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. Esses compostos reagem com o vapor de água presente na atmosfera, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4). Quando chove, essas substâncias atingem o solo e a água, alterando suas características e prejudicando lavouras, florestas e vida aquática. Também danificam edifícios e monumentos históricos.

Ilhas de Calor:

Os poluentes lançados na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, ajudam a aumentar a temperatura do ar mais próximo da atmosfera. Em regiões urbanas, esse fato é agravado pela substituição da cobertura vegetal por prédios de concreto e cimento e ruas asfaltadas. Esses materiais absorvem mais calor e o devolvem na forma de radiação térmica. A combinação desses fenômenos tende a aumentar a temperatura nos grandes centros, criando as ilhas de calor. A diferença de temperatura entre uma área verde e uma típica zona central de uma cidade pode ser de 5ºC a mais. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário