domingo, 6 de outubro de 2013

Aula: Fontes de Energia Renovável

A economia mundial ainda depende fundamentalmente de fontes de energia não renováveis e altamente poluentes, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Cerca de 87% de toda energia usada no mundo vem de fontes que um dia se esgotarão. Por isso um dos grandes desafios da humanidade é desenvolver fontes de energia renováveis. A China, maior emissor de gases do efeito estufa do planeta, foi o país que mais investiu em energia renovável em 2011. Os Estados Unidos e a Europa também avançaram em projetos para baratear o custo dessas fontes de energia. O Brasil, que é o nono maior investidor em energias renováveis do mundo, já tem quase a metade de sua matriz energética proveniente de  recursos renováveis e caminha para ter 93% de sua energia elétrica com origem em fontes que não se esgotarão até 2050, de acordo com o estudo da ONG Greenpeace.
Vale ressaltar que muitas das fontes de energia alternativa ainda tem um custo ambiental alto: as usinas hidrelétricas, por exemplo, costumam afetar a biodiversidade, como no caso da usina de Três Gargantas, na China. Já a energia nuclear pode causar sérios danos ambientais com o lixo radioativo.
Veja abaixo alguns exemplos de fontes de energia renováveis e limpas:

Energia Eólica:

A energia é produzida quando a força do vento gira as hélices das turbinas eólicas, que convertem a energia mecânica em elétrica. O Brasil tem grande potencial nessa área, especialmente no Nordeste e no Sul, por possuir condições naturais favoráveis. Com o aumento dos investimentos, a previsão é até 2016 a participação da energia eólica na matriz elétrica suba de 1,5% para 5,4% até 2016.

Energia Solar:

A principal forma da captar energia proveniente do Sol é por meio de painéis fotovoltaicos, que possuem células solares capazes de transformar a radiação solar em eletricidade. Quanto maior a intensidade da luz, maior o fluxo de energia elétrica. O Brasil também é privilegiado em radiação solar, especialmente na Região Nordeste. O elevado preço dessa tecnologia, porém, ainda inviabiliza investimentos mais pesados nesse tipo de energia no país.


Biomassa:

A matéria orgânica também vem sendo utilizada para gerar energia. Seu aproveitamento pode ser feito por meio da combustão direta, por processos termoquímicos ou biológicos. No Brasil, óleos vegetais, bagaço de cana, entre outros materiais, dão origem a energia elétrica. A biomassa também pode se transformar em biocombustíveis - o álcool etílico já é amplamente usado nos veículos brasileiros.


Energia Geotérmica:

O calor interno do globo, principalmente em áreas geologicamente ativas, pode produzir energias em usinas termelétricas a partir dos gêiseres (fonte de vapor no interior da terra), presentes em países como EUA, México e Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário