domingo, 3 de julho de 2016

Questões Discursivas utilizando músicas: Estado do Paraná

Veja as seguintes músicas:

Paraíso Paraná - Os Serranos
 
Paraná Querido - Milionário e José Rico

Paraíso Paraná
Os Serranos

O Paraná tem história e sacrifício
E de início me proponho a ressaltar
As qualidades do estado que eu canto
E que é encanto a quem queira visitar
Tem mil lavouras, onde tudo se produz
E tem a luz de Itaipu a iluminar
Os caminhos de um povo abençoado
Determinado a seu destino conquistar.
Oh, meu Deus quando eu morrer
Só uma graça vou esperar
Me leve logo ao paraíso
Ou me deixe no Paraná
Oh, meu Deus quando eu morrer
Só uma graça vou esperar
Me leve logo ao paraíso
Ou me deixe no Paraná
É nos campos desse imenso e grande estado
Onde o gado engorda e cresce sadio
É na cidade onde o progresso campeia
E sem maneia se projeta em desafio.
É lá na Foz do Iguaçu que vão turistas
E fazem conquistas com fotos que ninguém viu
Mas é no porto que existe em Paranaguá
Que o Paraná exporta tudo e mostra brio.
Oh, meu Deus quando eu morrer
Só uma graça vou esperar
Me leve logo ao paraíso
Ou me deixe no Paraná
Oh, meu Deus quando eu morrer
Só uma graça vou esperar
Me leve logo ao paraíso
Ou me deixe no Paraná
E Curitiba tem prêmio internacional
É a capital em que todos querem morar
E tem de tudo pra quem fica no interior
Com muito amor construindo o seu lar.
E as tradições de muitas raças se cultivam
E a gaúcha de um modo particular
E só chegar num fandango em CTG*
Que já se vê os bichos do paraná.
Oh, meu Deus quando eu morrer
Só uma graça vou esperar
Me leve logo ao paraíso
Ou me deixe no Paraná
Oh, meu Deus quando eu morrer
Só uma graça vou esperar
Me leve logo ao paraíso
Ou me deixe no Paraná
*CTG: Centro de Tradições Gaúchas.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/os-serranos/paraiso-parana/ 
Acesso em: 03 jul 2016
Paraná Querido
Milionário e José Rico

Paraná querido sua terra e seu povo
Eu venho de novo homenagear
Se deixei pra trás alguma cidade
Pois minha vontade era em todas falar
Falo em Cambará e Jacarezinho
De Jataizinho volto em Andirá
De Ribeirão Claro falo em Bandeirantes
Não muito distante Itambaracá
Falo em Santo Antônio que é da Platina
Falo em Tomazina e Wenceslau Braz
De Siqueira Campos falo em Ibiporã
Cornélio Procópio terra de cartaz
Querida Londrina região do café
Rolândia e Cambé e Mandaguari
Falo em Arapongas e Apucarana
E Santa Mariana falo em Uraí
De Porecatu dizer é preciso
E de Paraíso até Assaí
Diamante do Norte e Amaporã
De Jaguapitã a Paranavaí
De Nova Londrina Querência do Norte
E de Cianorte também vou falar
De Umuarama, Cruzeiro e Guaíra
Jandaia e Cambira, também Maringá
Falo em Cascavel e Ubiratã
Ivaiporã e Foz do Iguaçu
Falo em Medianeira, Palmas e Barracão
De Campo Mourão falo em Céu Azul
Falo em Pato Branco, Toledo e Beltrão
De Porto União* a Piraí do Sul
De Guarapuava a União da Vitória
Falo em Laranjeira e Guaraniaçu
E de Terra Rica falo em Guairaçá
São Mateus do Sul e Paranaguá
E de Ponta Grossa falo em Curitiba
Capital querida do meu Paraná
* Porto União é um município pertencente ao Estado de Santa Catarina

Disponível em: https://www.letras.mus.br/milionario-e-jose-rico/364573/
Acesso em: 03 jul 2016

Agora responda as seguintes questões:

1) Mesmo falando sobre o Paraná, qual a diferença entre as duas músicas?
2) Na música Paraíso Paraná qual é a parte que fala sobre agricultura e fonte de energia?
3) Ainda na primeira música o quais são as características do campo e da cidade?
4) Na música Paraná Querido cite pelo menos dez cidades paranaenses.
5) Quais as cidades aparecem nas duas músicas?
6) QUESTÃO BÔNUS: Existe alguma explicação por Porto União estar na música mesmo não fazendo parte do Paraná?

RESPOSTAS:

1) Na primeira música Paraíso Paraná encontra-se uma descrição de alguns pontos do estado, como cidades, em que fala-se em Foz do Iguaçu, Paranaguá, e algumas características quando refere-se que há agropecuária no campo e um constante progresso na cidade. Na segunda Paraná Querido, é simplesmente descritivo, onde cita algumas das cidades do Paraná.
2) Na parte em que diz: "Tem mil lavouras, onde tudo se produz e tem a luz de Itaipu a iluminar" ou em "É nos campos desse imenso e grande estado onde o gado engorda e cresce sadio"
3) No campo encontra-se a agropecuária "onde gado engorda e cresce sadio", e a cidade encontra-se em um constante processo de desenvolvimento.
4) Curitiba, União da Vitória, Paranaguá, Londrina, Maringá, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Paranavaí.
5) Foz do Iguaçu, Paranaguá e Curitiba
6) Porto União está na divisa com o Paraná, ao lado de União da Vitória, formando uma conurbação com o município paranaense. Vendo por imagens de satélite, as duas cidades parecem uma só formando uma área urbana continua, mesmo estando em estados diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário