domingo, 10 de julho de 2016

Exercícios: Aspectos Geológicos da Terra

1) (UFMG) Este quadro apresenta a escala do tempo geológico.


Todas as alternativas apresentam correlações corretas entre os eventos ocorridos no território brasileiro e sua idade geológica, EXCETO:

a) Cenozóico: Invasão marinha sobre amplas áreas continentais interiores, a qual provocou a deposição de espessos pacotes de rochas calcárias.
b) Mesozóico: Fragmentação do supercontinente Pangéia, a qual iniciou a separação do continente Sul-Americano e Africano, e formação das bacias sedimentares petrolíferas da margem continental brasileira.
c) Paleozóico: Formação de extensas coberturas sedimentares e vulcânicas, que iniciaram o preenchimento das grandes bacias sedimentares do Amazonas, do Parnaíba e do Paraná.
d) Fanerozóico: Ausência de processos de formação de cadeias de montanhas no território brasileiro, que passou a apresentar relativa estabilidade tectônica.
e) Pré-Cambriano: Formação do embasamento cristalino, que se encontra atualmente exposto nos escudos das Guianas, do Brasil-Central e do Atlântico.

2) Em virtude de movimentos tectônicos, pode ocorrer ruptura e desnivelamento em terrenos mais rígidos, e enrugamentos ou dobramentos em rochas mais plásticas. Esses tipos de estruturas do relevo recebem respectivamente as denominações:
 
a) dobramento antigo e falhamento.
b) falhamento e dobramento recente. 
c) depressão absoluta e fratura.
d) falhamento e depressão absoluta.

3) (FUVEST) A Terra guarda, em “arquivos mortos” naturais, a memória dos climas do passado. A leitura da história da Terra é possível graças à análise dos materiais acumulados nos continentes e oceanos. Esses “arquivos” são especialmente significativos para o estudo dos paleoclimas nos casos de:
 
I. derrames de lava.
II. fósseis animais e vegetais.
III. florestas temperadas.
IV. gelo das calotas glaciais.
V. massas de água fria.

Está CORRETO apenas o que se afirma em
 
a) I e II.
b) I e III. 
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e V.

4) (ENEM) “O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica no sul, ergue-se a mais do 1.000 metros sobre o nível do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução para esse desafio, sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima.” (ADAPTADO DE REVISTA SUPERINTERESSANTE. SÃO PAULO: ABRIL, NOVEMBRO DE 1998, p. 12)
Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é:
 
a) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos.
b) pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo.
c) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo Importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.
d) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África.
e) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície. 

5) (FUVEST-SP) O Brasil apresenta 64% de seu território formado por bacias sedimentares e 36% por escudos cristalinos. Dos escudos, 32% pertencem à era Arqueozóica e 4% à era Proterozóica. Apesar de reduzidos em área, estes últimos são importantíssimos porque:
 
a) possuem petróleo e carvão;
b) possuem minérios, tais como granito e gnaisse.
c) possuem calcário, importante para a fabricação de cimento.
d) possuem minérios, tais como ferro em manganês.
e) o enunciado é incoerente porque minérios só aparecem na era Cenozóica.

RESPOSTAS:

1 - A
2 - B
3 - D
4 - C
5 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário