sábado, 24 de agosto de 2013

Aula: Bacias Hidrográficas do Brasil

Rio Iguaçu


Região Hidrográfica Amazônica:

Engloba a maior bacia hidrográfica do mundo, a amazônica, com área de 3,8 milhões de km² em terras brasileiras, o equivalente a cerca de 60% do total. Seu curso principal nasce no Peru com o nome de rio Vilcanota, e depois recebe as denominações de Ucaiali, Urubamba, Marañón e Amazonas. Quando entra no Brasil vira Solimões até o encontro com o rio Negro, desse ponto até a foz volta a se chamar Amazonas.  A bacia amazônica tem mais de 20 mil km² de rios navegáveis, que fazem das embarcações o grande meio de transporte local. Hidrovias como a do rio Madeira , que opera de Porto Velho a Itacoatiara, servem de escoadouro para a produção agrícola do Centro-Oeste.                                          
 
Região Hidrográfica  dos Rios Tocantins-Araguaia:

Ocupando 921 mil km² essa área é definida pela bacia do rio Tocantins. Ele nasce em Goiás e desemboca na foz do rio Amazonas. Parte de seu potencial hidrelétrico é aproveitado pela usina de Tucuruí, no Pará. Já o rio Araguaia nasce em Mato Grosso, na divisa com Goiás, unindo-se ao rio Tocantins no extremo norte do estado do Tocantins.


Região Hidrográfica do Rio São Francisco:

Possui uma área de 638 mil km² e seu principal rio é o São Francisco, com cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão. Ele nasce em Minas Gerais e percorre os estados da Bahia, de Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados. É o maior rio totalmente localizado em território brasileiro, sendo essencial para a economia das regiões que percorre, pois permite a atividade agrícola em suas margens, que grande parte se localiza em regiões semiáridas, e oferece condições para a irrigação artificial em áreas mais distantes.


Região Hidrográfica do Rio Parnaíba:

Segunda região hidrográfica mais importante do Nordeste, atrás da região do São Francisco, ocupa uma área de cerca de 333 mil km², entre os estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Ao desaguar no Oceano Atlântico, fazendo a divisa do Piauí com o Maranhão, o rio Parnaíba forma um delta oceânico. A piscicultura é a principal atividade econômica praticada no rio.


Região Hidrográfica do rio Paraná:

Abrangendo uma área com o maior desenvolvimento econômico do país, a região da bacia do Paraná tem cerca de 880 mil km². o rio Paraná, com quase 3 mil quilômetros de extensão, nasce na junção dos rios Parnaíba e Grande, na divisa entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Essa bacia apresenta o maior aproveitamento hídrico do Brasil, abrigando hidrelétricas como a de Itaipu. Afluentes do Paraná, como o Tietê e o Paranapanema, também têm grande potencial para a geração de energia.


Região Hidrográfica do rio Paraguai:

É constituída pela bacia brasileira do rio Paraguai, abrigando a grande planície do Pantanal Mato Grossense. Com sua nascente em território brasileiro, na serra do Araporé, próximo a Cuiabá (MT), o rio Paraguai drena uma região de 363 mil km² no Brasil, correspondente a cerca de um terço da área total, que inclui também a Argentina, Bolívia e Paraguai. Seus rios são muito usados para a navegação e para o consumo animal.


Região Hidrográfica do Rio Uruguai:

Com cerca de 175 mil km², é constituída pela parte brasileira da bacia do Uruguai, rio que surge da união dos rios Peixe  e Pelotas. Tem grande importância tanto pelo potencial hidrelétrico, como pela concentração de atividades agroindustriais na região.

 

Região Hidrográfica do Atlântico:

Trata-se de um conjunto de bacias costeiras formadas pelos rios que desaguam no atlântico, exceto os do Amapá, que fazem parte da Região Hidrográfica Amazônica. São cinco regiões:
  1. Atlântico Nordeste Ocidental
  2. Atlântico Nordeste Oriental
  3. Atlântico Leste
  4. Atlântico Sudeste
  5. Atlântico Sul 

Um comentário:

  1. Gostei dessa explicação, muito bom. Tem imagens ilustrando bem a aula.

    ResponderExcluir