quinta-feira, 23 de abril de 2020

Aula: Continente Africano

A África é o continente que abriga as mais antigas evidências da presença do homem no planeta, a África foi seguidamente pilhada, dividida e ocupada pelas potências da Europa a partir do século XV. No decorrer desse período, milhões de africanos foram escravizados por essas nações, que mantiveram a exploração dos recursos naturais da região mesmo após o fim da escravidão. As lutas anticoloniais se desenvolveram principalmente na se gunda metade do século XX, resultado na independência das nações africanas. O processo, contudo, não significou calmaria na região. A pobreza e a miséria estimulam rivalidades étnicas e religiosas entre populações de países cujas fronteiras foram criadas artificialmente pelas nações europeias no fim do século XIX.
Esse legado histórico explica por que a Africa respondia em 2011 por apenas 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Nos países ao sul do deserto do Saara (a Africa Subsaariana), mais da metade da população vive abaixo da linha de pobreza, com renda inferior a 1,25 dólar por dia.


DISTRIBUIÇÃO FÍSICA:

África tem cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados de extensão e a maior porcentagem de terras desérticas do globo. O deserto do Saara ocupa um terço do território africano. Curiosamente, uma das faixas de terra mais férteis do globo fica nessa área, ao longo das A distribuição da vegetação obedece aos fatores climáticos: na porção equatorial úmida, há florestas latifoliadas, que vão perdendo densidade e se transformando em savanas à medida que avançam para as regiões mais secas, do norte e ao sul.



POPULAÇÃO:

O continente africano tem 1,06 bilhão de habitantes em 2012. A diversidade linguística é muito grande: as línguas os dialetos locais, do tronco africano, convivem com os idiomas dos colonizadores europeus, como o africâner, derivado do holandês.


ECONOMIA:

A África é o continente mais pobre. Os poucos polos de desenvolvimento se devem à exploração mineral, que responde por 90% da receita total de exportação. Nessa atividade, destaca-se a África do Sul, país que detém, sozinho, quase um quarto do PIB africano.


Cidade de Luanda, Angola

Um comentário: