domingo, 18 de fevereiro de 2018

Questões Discursivas e Objetivas: A Terra e a Lua

1)  (UFF - RJ) Na figura a seguir está representado um instante, no qual os astros Sol (S), Lua (L) e Terra (T) estão alinhados. Dependendo da localização em nosso planeta este alinhamento possibilita a observação ou não do fenômeno conhecido como eclipse.



a) Um observador em X vê um eclipse total da Lua.
b) Um observador em X vê um eclipse parcial do Sol.
c) Um observador em Y não vê nenhum tipo de eclipse do Sol.
d) Um observador em X vê um eclipse total do Sol.
e) Um observador em Y vê um eclipse parcial da Lua

2) (UFRJ) Em meados do século passado, a corrida espacial rumo à Lua tornou-se uma obsessão para norte americanos e russos, de modo que, em 1969, o homem pisou pela primeira vez em solo lunar. Dentre outros aspectos, verificou-se que a altura que um homem alcança ao saltar na Lua é maior do que aquela que ele alcançaria na terra se tentasse saltar da mesma forma. Assinale a opção que explica cientificamente esse fato.
a) O campo gravitacional da Lua é bem menor que o da Terra
b) O campo gravitacional da Lua é bem maior que o da Terra  
c) Na Lua não existe campo gravitacional
d) A ausência de atmosfera na Lua faz com que lá o peso dos corpos seja menor que na Terra
e) A ausência de atmosfera na Lua anula o peso dos corpos.
3) Por que a Lua é considerado um astro morto?

4) Descreva o relevo lunar

5) (UFMS) Observe a figura do globo terrestre e responda:

O movimento que a terra está fazendo é:

a) Rotação do norte para o sul
b) Translação de Oeste para Leste
c) Translação de Norte para o Sul
d) Rotação de Leste para Oeste
e) Rotação de Oeste para Leste

6) (UFPEL) A lua é um astro tão bonito que é impossivel deixa-la de vê-la no céu. Mas além, de sua beleza é fonte de inspiração para os poetas e assuntos para os namorados. O que aconteceria com a Terra se a Lua, um dia, sumisse no espaço ou fosse destruida?



A partir do texto e da imagem, responda ao questionamento anterior.

7) Explique como ocorre o fenômeno das marés e quais são suas implicações nas atividades humanas.

8) Leia o trecho da seguinte música do grupo brasileiro Exaltasamba:

Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?
Se você me pedir eu vou buscar só pra te dar
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu...

Disponível em: http://letras.mus.br Acesso em: 11 mar. 2018 (fragmento)

Assinale a alternativa correta

a) Para ir até a Lua é gasto 100 dias de ida e volta, sendo que a segunda missão em 1932 demorou 105 dias
b) A distância da Terra a Lua é de 1.000 km
c) Para ir para a Lua demora em média 70 horas, visto que a primeira missão a Lua demorou 76 horas
d) Não sabe-se a distância Terra Lua
e) A distância da Terra a Lua é a mesma de Curitiba, no Paraná, até a capital da China Pequim, ou seja 18.000 km

RESPOSTAS:

1 - D
2 - A
3 - Porque não possui atividade interna e é desprovida de ar e de água
4 - O relevo é composto de planaltos e crateras, sendo que o solo da Lua é formado de pedras mais ou menos soterradas em uma camada de poeira constituída de fragmentos rochosos reduzidos à pó, com espessura que varia de alguns milímetros a cerca de 15cm, conforme o local.
5 - E
6 - Em conjunto com o Sol a Lua influência as marés e a gravidade, sendo assim se a Lua desaparecesse o mar invadiria o continente
7 - As marés são provocadas pela ação da Lua. As marés modificam as atividades portuárias e pesqueiras. Tanto que em boletins meteorológicos é avisado se a maré está alta.
8 - C 

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