domingo, 27 de setembro de 2015

Aula: Geografia Urbana - Metrô de São Paulo e BRT de Curitiba

Metrô de São Paulo:

A primeira linha de metrô do mundo foi criada em Londres, na Inglaterra no ano de 1863 e desde então se expandiu pelo mundo.
No Brasil, a maior rede de metrô é a de São Paulo com 78,4 km de extensão. Em operação desde 14 de setembro de 1974 o sistema é composto pelas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda), 4-Amarela (Luz-Butantã), 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro) e 15-Prata (Vila Prudente - Oratório), sendo que é possível fazer transferência para nas estações Brás, Tatuapé, Palmeiras-Barra Funda, Luz, Corinthians-Itaquera, Santo Amaro, Tamanduateí e Pinheiros com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e também em outros terminais de transporte. O trafego diário pelo metrô de São Paulo é de 4,6 milhões de passageiros.

Veja mais nesse documentário do Discovery Channel:


BRT de Curitiba:

O sistema de BRT surgiu em Curitiba em 1974, sendo pioneiro no mundo nesse tipo de transporte. Foi inaugurado em 22 de setembro de 1974 (uma semana depois do Metrô de São Paulo!) A Rede Integrada de Transporte é o nome oficial do BRT em Curitiba. Os ônibus são biarticulados que circulam em vias exclusivas chamadas de canaletas. Esses veículos possuem cor vermelha ou azul. A cor vermelha deve-se ao fato de que em muitos dias do ano a cidade é tomada por neblina e essa cor facilitaria a visão em meio a cerração. As linhas do BRT que utilizam as vias exclusivas são: 500 - Ligeirão Boqueirão; 503  - Boqueirão; 303 - Centenário - Campo Comprido; 302 - Centenário - Rui Barbosa; 502/602 - Circular Sul (Horário/Anti Horário); 301 - Pinhais - Rui Barbosa; 203 - Santa Cândida - Capão Raso e 550 - Ligeirão Pinheirinho - Carlos Gomes. O sistema transporta 2,3 milhões de passageiros por dia. Além disso existem outras linhas de BRT que não utilizam as vias exclusivas que são chamadas de linha direta, sendo a principal delas o 022/023 Inter 2 (Horário/Anti Horário) que percorre a cidade de maneira circular. Nos ônibus de Curitiba é possível pagar somente uma passagem e fazer conexão com quantos ônibus quiser dentro dos 21 terminais integrados da cidade. O sistema segue um rígido padrão de comunicação visual sendo que os ônibus:

Vermelhos - Expresso
Azul - Expresso Ligeirão
Verde Escuro - Interbairros
Cinza - Linha Direta
Alaranjado - Alimentador
Amarelo - Convencional
Branco - Circular Centro

Veja mais nesse vídeo institucional da URBS (Autarquia que administra o transporte na capital paranaense):

 

Uma cidade com linhas de metrô ou ônibus eficientes garantem o direito de ir e vir da população garantido na Constituição do Brasil. Além disso é um transporte de massa, o que reduz o número de carros nas ruas. Esses transportes deixam a cidade mais dinâmica levando pessoas de um lado para outro.

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