Escudos cristalinos:
São terrenos mais antigos da crosta terrestre, formado pelo choque de massas continentais ocorridos há centenas de milhões de anos durante a era Pré-Cambriana (Arqueozóica e Proterozóica). Os escudos cristalinos são constituídos de rochas magmáticas, ou seja, trata-se do magma - material líquido-pastoso proveniente do manto - em estado sólido.
Bacias sedimentares:
Foram formadas nas eras Paleozoica e Mesozoica, com a erosão das rochas dos escudos cristalinos - após o desgaste dos maciços, seus sedimentos forma depositados em regiões mais baixas. O acúmulo desses detritos, somado aos restos orgânicos, leva à formação de rochas sedimentares pelo processo de litificação.
Dobramentos modernos:
Trata-se de formações mais recentes da crosta terrestre, surgida de choque das placas tectônicas ocorrido entre o fim da Era Mesozoica e início da Cenozoica. As rochas são mais flexíveis e situam-se na zona de contato entre as placas tectônicas. Nessa região de grande instabilidade e frequentes movimentos sísmicos encontram-se montanhas e vulcões ativos e extintos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário