domingo, 24 de novembro de 2013

Aula: Estruturas Geológicas

O planeta é revestido de uma capa rígida formada pela crosta terrestre e pelo manto superior, como uma casca. A essa camada mais superficial do globo damos o nome de litosfera. É sobre ela que o relevo ganha os seus contornos, formando desde depressões até cadeias montanhosas. Veja a seguir as estruturas geológicas da litosfera:



Escudos cristalinos:
São terrenos mais antigos da crosta terrestre, formado pelo choque de massas continentais ocorridos há centenas de milhões de anos durante a era Pré-Cambriana (Arqueozóica e Proterozóica). Os escudos cristalinos são constituídos de rochas magmáticas, ou seja, trata-se do magma - material líquido-pastoso proveniente do manto - em estado sólido.
 

Bacias sedimentares:

Foram formadas nas eras Paleozoica e Mesozoica, com a erosão das rochas dos escudos cristalinos - após o desgaste dos maciços, seus sedimentos forma depositados em regiões mais baixas. O acúmulo desses detritos, somado aos restos orgânicos, leva à formação de rochas sedimentares pelo processo de litificação.

Dobramentos modernos:

Trata-se de formações mais recentes da crosta terrestre, surgida de choque das placas tectônicas ocorrido entre o fim da Era Mesozoica e início da Cenozoica. As rochas são mais flexíveis e situam-se na zona de contato entre as placas tectônicas. Nessa região de grande instabilidade e frequentes movimentos sísmicos encontram-se montanhas e vulcões ativos e extintos.



Estrutura Geológica do Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário