quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aula: Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Com dimensões continentais o Brasil apresenta uma grande variedade de climas, relevo, vegetação e rios. Todos esses fatores resultam em uma extraordinária diversidade de paisagens naturais.
Essas paisagens foram classificadas pelo geógrafo Aziz Ab'Saber (1924 - 2012), sendo denominadas de domínios morfoclimáticos, e separadas por faixas de transição (paisagens heterogêneas, que englobam dois ou mais domínios). A classificação leva em conta as interações do relevo com outros elementos naturais, tais como vegetação, solo, clima estrutura geológica, etc.
Veja os seis domínios morfoclimáticos do território brasileiro:

Domínio Amazônico:

É composto de baixos planaltos e planícies que são drenados pela bacia hidrográfica do rio Amazonas. Nela encontramos um clima equatorial, sempre quente e úmido, fator importante para a vegetação da região: a Floresta Amazônica. Essa floresta tropical é latifoliada, densa e bastante homogênea. Atualmente esse domínio vem sofrendo profunda destruição causada pelo desmatamento, principalmente para a expansão da pecuária bovina e das áreas de garimpo.
 

Domínio da Caatinga:
A caatinga é uma associação de cactáceas e gramíneas, causadas pelos baixos índices pluviométricos. As chapadas existentes nessa região são formadas pelo intemperismo físico e o vento que aplaina os topos dos morros resistentes a erosão. Um exemplo é a chapada Diamantina, na Bahia.
  

Domínio do Cerrado:

Encontra-se em uma região de clima tropical com alternância de verões quentes e úmidos e invernos secos e amenos, ocupando o Brasil Central a sua vegetação reúne estratos arbóreos e herbáceos ao lado do arbustivo, que domina a paisagem. Este apresenta espécies de porte baixo com troncos e galhos retorcidos com raízes profundas, uma adaptação a longa estação seca.
Com o uso do cal para corrigir a acidez do solo, beneficiando a agricultura, a região foi intensamente ocupada e como consequência esse bioma está seriamente ameaçado de extinção.

Domínio das Araucárias:

Encontradas no sul do país, as araucárias ou pinheiro-do-paraná desenvolvem-se em regiões de altitudes superiores a 800 metros. Devido ao clima subtropical e a altitude podem ocorrem geadas e nevascas durante o inverno o que faz com que as folhas das araucárias sejam aciculifoliadas (folhas em forma de agulha).
Atualmente a vegetação está quase destruída devido a expansão agrícola e principalmente pela exploração do pinheiro-do-paraná pela indústria madeireira.

   

Domínio das Pradarias:

O relevo dessa área é levemente ondulado, sendo formado por extensos campos que cobrem baixos planaltos do centro sul gaúcho. A vegetação atravessa as fronteiras, sendo encontrada na Argentina e Uruguai.
Por causa do relevo, a principal atividade econômica é a pecuária com destaque para a bovina e ovina.
 

Domínio dos Mares de Morros:

Essas formações apresentam-se levemente onduladas. A paisagem é constituída por maciços antigos que datam o período Pré-Cambriano. Originalmente eram cobertas pela mata Atlântica. Possuem clima tropical de altitude com temperaturas amenas. A intensa destruição desse bioma deve-se ao fato de abrigar grandes centros urbanos como São Paulo e Belo Horizonte.
                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário