1) (PUCCamp) A linha principal da Ferrovia do Aço destina-se a ligar:
a) Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.
b) São Paulo ao Rio de Janeiro.
c) Belo Horizonte ao Espírito Santo.
d) Belo Horizonte a São Paulo.
e) Brasília a Belo Horizonte.
a) Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.
b) São Paulo ao Rio de Janeiro.
c) Belo Horizonte ao Espírito Santo.
d) Belo Horizonte a São Paulo.
e) Brasília a Belo Horizonte.
2) (UNIMEP) Segundo o valor das exportações, os principais portos do Brasil são, respectivamente:
a) Santos, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
b) Rio de Janeiro, Santos e Recife.
c) Santos, Rio de Janeiro e Salvador.
d) Rio de Janeiro, Santos e Vitória.
e) Santos, Paranaguá e Vitória.
a) Santos, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
b) Rio de Janeiro, Santos e Recife.
c) Santos, Rio de Janeiro e Salvador.
d) Rio de Janeiro, Santos e Vitória.
e) Santos, Paranaguá e Vitória.
3) (PUC)
Relacione os portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande, Tubarão e Areia
Branca, respectivamente, com os principais produtos exportados:
a) café, algodão, soja, manganês e sal;
b) manufaturados, soja, carne, ferro e sal;
c) café, manufaturados, soja, ferro e sisal;
d) manufaturados, madeira, fumo, ferro e açúcar;
e) banana, carne, manganês, manufaturados e sal.
a) café, algodão, soja, manganês e sal;
b) manufaturados, soja, carne, ferro e sal;
c) café, manufaturados, soja, ferro e sisal;
d) manufaturados, madeira, fumo, ferro e açúcar;
e) banana, carne, manganês, manufaturados e sal.
4) A matriz de transporte é diversificada, sendo que cada modalidade
apresenta pontos positivos e negativos. Marque a alternativa que indica
uma das maiores vantagens do transporte rodoviário.
a) Ele apresenta baixos custos para viagens de longas distâncias.
b) A construção e a manutenção das rodovias possuem baixos valores.
c) Ele é dinâmico e ágil, sendo muito prático para percorrer pequenas distâncias.
d) Sua capacidade de transporte de carga é bem maior se comparada às outras modalidades.
e) A manutenção dos veículos é inexistente.
5) (UNIMEP)
A partir de 1860 e até 1879, houve a chamada expansão e evolução do
sistema paulista de transportes. Tal evolução se deve à expansão
cafeeira. Nesse sentido, os transportes que ganharam primazia foram,
naturalmente:
a) os marítimos
b) os rodoviários
c) as ferrovias
d) os transportes aéreos
e) os transportes fluviais
a) os marítimos
b) os rodoviários
c) as ferrovias
d) os transportes aéreos
e) os transportes fluviais
RESPOSTAS:
1 - D
2 - E
3 - B
4 - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário