sábado, 17 de agosto de 2013

Aula: Agentes Externos do Relevo

Também chamados de exógenas ou agentes esculpidores, são forças que modelam o relevo terrestre. Os principais agentes desse grupo são a erosão e o intemperismo:

Erosão:

A exposição prolongada a agentes naturais provoca o desgaste das rochas e dos solos. O processo de desintegração e consequente transporte do material decomposto recebe o nome de erosão. Veja os principais elementos causadores desse fenômeno.

Ventos:

As dunas dos desertos e as paisagens das praias são exemplos clássicos de formação por erosão eólica

 
Rios: 

Vales, cânions e planícies nos mais diversos continentes são moldados pelo movimento sinuoso das águas dos rios.
 
Mares:

O choque das ondas do mar em paredões litorâneos provoca o desgaste da superfície, dando origem às falésias.
 
 Geleiras

Os fiordes na península Escandinava, no norte da Europa, também são formados pelo deslocamento das geleiras e pelo desgaste que elas provocam nas montanhas.

Intemperismo:

É o processo de degradação das rochas provocado por fenômenos químicos e físicos

  • Intemperismo Químico: Ocorre quando a rocha tem sua composição química alterada pelo efeito da água e da umidade no decorrer dos anos, provocando a sua decomposição.
  • Intemperismo Físico: Consiste na fragmentação das rochas por meio de alguns seguintes processos:
  1. Variação de temperatura: em locais onde a alteração de temperatura é diária é mais constante, como nos desertos ou em regiões mais próximas aos polos, as rochas estão sujeitas a contrações e dilatações frequentes. Com o passar dos anos, esse provoca fraturas em sua decomposição. 
  2. Solidificação da água: a água em estado líquido se infiltra nas fendas das rochas, onde fica acumulada. Com a queda de temperatura, a água se solidifica, passando a ocupar um volume 10% maior que o do estado líquido, o suficiente para fragmentar a rocha.
  3. Raízes de plantas: o crescimento das raízes das árvores por entre as rochas alarga as fendas e ajuda a desintegrar sua estrutura.
Rocha que sofreu processo erosivo no Parque Estadual de Vila Velha,  Ponta Grossa, Paraná                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário