O Sol da meia noite é um fenômeno que ocorre nas regiões de latitudes acima de 66º 32' 30'' Norte ou Sul, abrangendo o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico. Regiões povoadas como o Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia podem contemplar o Sol a meia-noite. Nesses dias o Sol não se põe durante as 24 horas do dia, sendo que o ponto mais baixo que ele se encontra é a linha do horizonte. O motivo do fenômeno ocorrer é devido a inclinação do eixo da terra no plano da órbita, fazendo que a luz do Sol seja incidida quase perpendicularmente nos polos.
Quanto mais se aproxima dos polos maior será a duração de dias sem o Sol se pôr. Nas latitudes superiores a 80º não há pôr do Sol por mais de 70 dias, ou seja não tem noite por mais de dois meses.
Na área em vermelho não haverá noite. |
Já a noite branca é um fenômeno que ocorrem nos dias anteriores e posteriores ao Sol da meia-noite. O Sol se põe e logo nasce de volta, e a região é iluminada por uma suave luz. Durante essa curta noite não há escuridão total. O Sol que está abaixo do horizonte ilumina a abóbada celeste deixando a noite clara, isto é, não anoitece completamente.
Infelizmente por causa da latitude do Brasil (03º 49' 29'' N ao extremo norte e 33º 41' 27'' S ao extremo sul) é impossível ocorrer o Sol da meia-noite em território brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário